História em um Clic - Um Projeto ETEC PJ

A História é como uma máquina fotográfica: revela momentos históricos congelados no tempo e no espaço, mas sempre vivos em nossa memória.

InícioCalendárioFAQBuscarMembrosGruposRegistrar-seLogin
Compartilhe | 

Os Deuses que vieram do Espaço

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
Ir à página : 1, 2  Seguinte
AutorMensagem
Admin
Admin

MensagemAssunto: Os Deuses que vieram do Espaço   Dom Ago 01, 2010 11:21 pm

De onde vieram os deuses da Mesopotâmia?

Segundo as crenças dos antigos Sumérios, conforme encontrado nas pequenas placas nos subterrâneos dos templos localizados no Iraque e regiões próximas, tudo começaria com uma terrível batalha entre a Serpente Feminina Tiamat e o guerreiro Masculino Marduk. Ao lado de Tiamat, estava também seu General Kingu. Desse confronto cósmico, sairia vencedor Marduk, que derrotaria tanto à Tiamat, quanto à Kingu. Da carne de Tiamat, Marduk cria a Terra e os Céus, e do sangue de Kingu, Marduk cria os homens. Esse mito da criação é descrito na obra Enuma Elish, um conjunto de sete tábuas de argila, que foi encontrada no séxulo XIX, nos restos de Ninive, cidade pólo dos Assírios.

Em outras peças, encontramos a origem desses deuses, dos quais Marduk fazia parte: os Annunaki, uma família de deuses cósmicos que, após a criação da terra, vêm morar por aqui, assumindo os domínios das diversas regiões do planeta. Essa família se baseava nos princípios do equilíbrio. Afinal, foi essa família que, ao vencer Tiamat (que representa as águas infinitas e o caos primordial), estabeleceu os princípios de ordem.

Mas, conforme as crenças antigas, houve desentendimentos entre essa família.

A história desse desentendimento, que encerra uma série de mistérios, será mostrada em breve. Mas, nesse momento, fica a pergunta, qual sua opinião sobre a origem dos deuses da Mesopotâmia? Por que eles constituíam uma família vinda de fora da terra? O que teria influenciado os sacerdotes da Antiguidade a pensar algo nesses termos?

Poste aqui sua opinião. Se encontrarem textos que completem essa breve introdução, coloquem aqui, não esquecendo de citar a fonte ou o site, ok?

Até breve!

Professor Luciano farao
Ver perfil do usuário http://historiaemclic1a.forumaqui.net
Beatrice

MensagemAssunto: Re: Os Deuses que vieram do Espaço   Dom Ago 08, 2010 11:23 pm

Depois de ver a apresentação da Karina sobre os Deus da mesopotamia acredito fielmente que eles vieram do espaço. Eles tinham uma familia fora da Terra porque ela ainda não existia só iria existir a partir da batalha e se não houve a batalha eles provavelmente viveriam onde eles vivam antes da Terra existir. Acho que as pessoas pensaram nesse termo quando viam as estrelas, porque pra eles talvez cada estrela era um deus e quando uma estrela caia (estrela cadente) significava que um deus tinha vindo morar na Terra.Ou seja, um meteoro deve ter caido nas aguas e a partir daquele momento alguem falou que era Tiamat e depois de algum tempo surgiu a historia da batalha e etc
Ver perfil do usuário
patricia tiemi

MensagemAssunto: Re: Os Deuses que vieram do Espaço   Seg Ago 09, 2010 10:02 pm

Parte da 'graça' dos deuses, é não saber sua origem. Fica um mistério, não? rs
Mas enfim, quando suponho que eles tenham vindo do espaço para cá quando pareceu conveniente a eles, só me faz acreditar que existem coisas muito superiores a nós no espaço. Civilizações que nem teremos contato, talvez.
Tendo existido ou não, os povos antigos deviam acreditar nos seus deuses por não saberem explicar muitos fenômenos que aconteciam. Isso acontece até hoje, já que tanta coisa que acontece é atribuída a Deus (:
Ver perfil do usuário
hyroa7x

MensagemAssunto: Re: Os Deuses que vieram do Espaço   Ter Ago 10, 2010 5:59 am

Concordo com a Paty, para mim o difícil e comum a maioria das religiões é o misticismo e aquela coisa surreal que muitas vezes não dá para engolir,às vezes a falta de nacionalidade e tanta que acho que o único dogma sensato é o de fazer o bem ao próximo e etc(algo que não é muita novidade), bom mas voltando ao tópico acredito que os povos daquela época começaram a se questionar de sua existência e não encontraram algo racional e sensato para explanar essa questão então (e como sempre fazem quando não a mais saída)fogem ao sistema dogmático e mítico e impõe essas como verdades absolutas.
Ver perfil do usuário
Lucas Barreto

MensagemAssunto: Re: Os Deuses que vieram do Espaço   Ter Ago 10, 2010 7:36 pm

Concordo com o que foi falado. Acho que o povo da Mesopotâmia por não saber/conhecer os astros, Universo, dizia que fossem deuses e os veneravam e temiam, já que tinha pensamento dualista (deuses bons e maus). Além dessas coisas místicas do universo, também veneravam o fogo, água, tudo o que não entendiam e não podiam explorar/explicar eles respeitavam. Quanto a se tiveram algum contato para que vissem os astros como deuses, não é impossível, mas é bem difícil, já que até hoje não se comprovou nada sobre vidas extraterrestres. Smile
Ver perfil do usuário http://www.twitter.com/lucsbarr
Karen Naomy Uchiyama

MensagemAssunto: Re: Os Deuses que vieram do Espaço   Qua Ago 11, 2010 1:49 am

Na minha opinião, os deuses da mesopotâmia poderiam sim terem se originado da maneira que os povos acreditavam, mesmo (vendo do lado racional) não tendo nenhum estudo comprovando a vida fora da Terra. Isso tudo se deve a crença e a cultura de cada povo, pois os antigos Sumérios acreditavam que tudo começou com uma batalha e os outros povos que também acreditam em deuses, podem ter outra teoria sobre sua origem (podendo também ser considerado um mito). Acredito que os sacerdotes da antiguidade pensavam dessa forma por não terem nenhum conhecimento cientifico na época e, por isso, restava apenas acreditar nos acontecimentos místicos. Very Happy

Ver perfil do usuário
Fellipe Cardilho

MensagemAssunto: Re: Os Deuses que vieram do Espaço   Qua Ago 11, 2010 7:19 pm

Humm,eu concordo que esses deuses vieram do espaço.Tudo bem que há todo um misticismo envolvido e as lendas,mas eu acho muita coincidencia existirem varios deuses serpentes no mundo.Os maias,por exemplo, tinham Quetzalcóaltl, que era uma serpente que descia dos céus.Eles e os mesopotamicos não tiveram contato, então como tinham essa crenças em deuses do céu em forma de serpentes tão parecidas assim?Acho que é muita coincidencia eles simplemste resolverem criar deuses serpentes do céu.Assim eu acredito que alguns ETs(rs) tenham vindo para cá e feito contato com civilizações antigas.
Ver perfil do usuário
Fábio Hideki

MensagemAssunto: Re: Os Deuses que vieram do Espaço   Qua Ago 11, 2010 9:18 pm

Admin escreveu:
Mas, nesse momento, fica a pergunta, qual sua opinião sobre a origem dos deuses da Mesopotâmia? Por que eles constituíam uma família vinda de fora da terra? O que teria influenciado os sacerdotes da Antiguidade a pensar algo nesses termos?
Acho que os sacerdotes teriam pensado no termo de família, por ser algo comum a todos e de fácil entendimento, e também por ter uma hierarquia, onde aquele que esta no topo da ''arvore genealógica dos deuses'' e o que tem mais poder e é o ''chefe''.E essa familia teria vindo de forra da terra, por não ser alcançável na época o espaço.Se alguém pergunta-se onde esta tal deus era só o sacerdote apontar para o céu e falar ''ali'', a pessoa não conseguiria ir lá para provar se o deus estava ali ou não, logo os sacerdotes não poderiam ser contestados.
Ver perfil do usuário
Jéssica

MensagemAssunto: Os Deuses que vieram do Espaço   Sex Ago 13, 2010 12:44 am

Eu sinceramente não acredito que os Deuses vieram do espaço rs, mas para os mesopotâmicos naquela época era comum, então não tinha tanta importância sua origem e sim sua representação na Terra. Talvez eles tivessem constituído uma família vinda de fora, porque precisavam de algo que pudesse explicar o surgimento da Terra e fenômenos desconhecidos por eles e que necessitassem de uma resposta, aí supostamente ‘’ criaram os Deuses’’ que seriam responsáveis por tudo o que acontecesse na Terra. Um fator que poderia ter influenciado os sacerdotes a pensar nesses termos seria pela impossibilidade de realmente ver um Deus ou mesmo pelo questionamento de sua existência. Very Happy
Ver perfil do usuário
Admin
Admin

MensagemAssunto: Os deuses e a simbologia   Sex Ago 13, 2010 2:17 am

É isso aí pessoal. As postagens estão ótimas e todas as opiniões são válidas. Concordo quando foi afirmado que, em parte, acreditar nos deuses era uma forma de tornar o mundo mais racional. E quanto à uma possível origem biológica dos deuses, isso não o sabemos e talvez nunca venhamos a saber...

No entanto, devemos tomar o cuidado quando afirmamos que as crenças dos antigos mesopotâmicos eram fantásticas, surreais e inacreditáveis. Elas apenas se adequavam ao contexto da época. Da mesma forma que, em 1000 anos no futuro, muitos podem ler nossos textos, livros, blogs e fóruns e concluir que nossas crenças eram igualmente fantásticas, como o Big Bang, universos paralelos, átomos e quanta, etc.

Uma outra coisa importante a observar é o aspecto simbólico dos deuses. Muitos deles representam explicações de elementos muito complexos, como a noção de caos e ordem, e de outros elementos próprios da vida social humana, como a presença do amor, da guerra, do equilíbrio e outros.

Um desafio a vocês: procurem na internet ou outras fontes algumas crônicas dos deuses da Mesopotâmia e façam uma comparação com esses elementos. Abaixo, darei a primeira contribuição.

Professor Luciano Carvalho scratch
Admin
Admin

MensagemAssunto: Como o Deus da Guerra se uniu à Deusa do Submundo   Sex Ago 13, 2010 1:23 pm

Tudo começa quando Anu, o deus do firmamento, resolve dar um banquete, reunindo sua família (algo como um churrasco de domingo, mas algo mais digno dos deuses). De todos seus familiares, a única que não poderia comparecer era Ereshkigal, a deusa que presidia o Submundo, ou mundo dos mortos.

Conforme texto das tábuas em escrita cuneiforme, assim afirmou Anu:

- Em breve, darei um grande banquete para todos os meus filhos e filhas, os grandes deuses e deusas desta terra. Por este motivo, enviarei uma mensagem ao Mundo Subterrâneo, para Ereshkigal, a deusa e rainha das Grandes Profundezas. Na mensagem eu dir-lhe-ei que como não é possível para ela subir às Esferas Superiores e juntar-se aos nossos festejos, pois a sua presença é necessária nas Grandes Profundezas para manter o Equilíbrio entre a Vida e a Morte, as Trevas e a Luz, o Caos e a Ordem. Por outro lado, é igualmente impossível que os deuses e deusas das Esferas Superiores desçam ao Mundo Subterrâneo. Portanto, eu enviarei uma mensagem à Ereshkigal em nome de todos os Anunaki das alturas e um mensageiro ao Reino das Profundezas. Eu pedirei a Ereshkigal que envie um mensageiro de sua confiança até nós, e que tal mensageiro escolha da mesa do Grande Banquete presentes para ela. Se Ereshkigal não pode vir juntar-se a nós, pelo menos ela terá o melhor de nossa mesa de festejos para si! E que seja feito segundo a minha vontade!

Sendo assim, Anu enviou seu servo para contar o procedimento à Ereshkigal, o que a deixou muito feliz, por toda a consideração de seus familiares. Ela, então, escolheu a Namtar, o guardião do Portal, para representá-la. No momento do banquete, todos estavam se divertindo, no momento em que Namtar chegou. Todos o trataram com reverência, como se estivessem diante da própria deusa. Todavia, um único deus em momento algum se prostrou, nem o tratou com o devido respeito. Vendo a situação, Namtar, muito educadamente, foi perguntar o porquê daquele comportamento. O deus, Nergal, o senhor da Guerra, e o mais jovem da família, assim respondeu:

- Por que eu deveria saudar, fazer reverências, mostrar respeito ou deferência a uma deusa a quem nunca vi? Não conheço Ereshkigal, jamais a encontrei! Caso ela estivesse aqui, ou tivesse sido eu apresentado a ela, então e somente então eu consideraria a possibilidade de prestar homenagem a ela. Mas com toda franqueza, está’ acima da minha compreensão por que eu, um deus, iria saudar ou me ajoelhar em frente de um simples mensageiro de uma irmã mais velha a quem nunca vi!

Assim, Namtar imediatamente se retirou para notificar Ereshkigal, o que causou grande temor nos outros deuses. Nergal, a princípio confiante em si mesmo, riu da situação, mas quando todos os deuses, mesmo Enki e Enlil, se mostraram receosos, passou a se preocupar.

Enki orientou Nergal a pedir desculpas a Ereshkigal. E, para isso, precisaria descer até o submundo e levar um trono para presenteá-la. Nergal foi orientado e jamais sentar em nenhum lugar oferecido a ele, nem tampouco se deixar encantar pela deusa, e nem fazer uso de seus favores.

Nergal, mais uma vez, acreditou que era exagero do irmão, prosseguindo despreocupadamente ante o trono da Deusa.

O que acontecerá a seguir?

Continua...
Beatrice

MensagemAssunto: Re: Os Deuses que vieram do Espaço   Dom Ago 15, 2010 10:49 pm

Acho que no primeiro momento ele não vai ligar para os avisos dos outros deuses, vai continuar tratando-a desrespeitosamente, mais quando ela virar para ve-lo e ele ver que ela não tem rosto (como o professor contou) concerteza vai ficar amedontrado e respeitará ela pra sempre.
Ver perfil do usuário
Karina Celli

MensagemAssunto: Re: Os Deuses que vieram do Espaço   Seg Ago 16, 2010 2:12 am

eu acho que ele vai descer as profundezas ainda com esse comportamento impulsivo e desrespeitoso, mas quando ver a deusa vai acabar respeitando-a. acho que ela vai testar ele, mas ele vai acabar conseguindo voltar para as alturas.
Ver perfil do usuário
Fellipe Cardilho

MensagemAssunto: Re: Os Deuses que vieram do Espaço   Qua Ago 18, 2010 7:16 pm

Hummm...Como geralmente as histórias envolvendo divindades religiosas procuram passar uma lição,ou um ensinamento,eu acho q essa história vai acabar de uma forma irônica.Eu creio que depois de descer ao submundo com o trono,Nergal irá continuar com a natureza impulsiva e não prestando atenção ele será provocado e sentará no trono que ele leva pra Ereshkigal.Não sei se ele ficará preso no submundo ou sofrerá alguma punição.Esse final é oq eu acredito q irá acontecer.
Ver perfil do usuário
patricia tiemi

MensagemAssunto: Re: Os Deuses que vieram do Espaço   Qua Ago 18, 2010 11:31 pm

Nergal não tem noção do perigo rs.
Espero que Ereshkigal seja muito linda, e Nergal se arrependa até o fim dos tempos por um dia ter ofendido ela. Ou então seja muito feia, para traumatizá-lo hmm
Estética a parte, acho que ele terá alguma punição. Se Ereshkigal é necessária para manter um equilíbrio, deve ser muito poderosa
Ver perfil do usuário

Os Deuses que vieram do Espaço

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 1 de 2Ir à página : 1, 2  Seguinte

Tópicos similares

-
» Deuses Lusitanicos
» Porque existe semelhanças na história de Jesus com a dos deuses pagãos?
» Fábricas de Deuses.
» Álgebra linear - (espaço vetorial)
» (UFRN - 2002) Contração do Espaço

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
História em um Clic - Um Projeto ETEC PJ ::  :: -