História em um Clic - Um Projeto ETEC PJ

A História é como uma máquina fotográfica: revela momentos históricos congelados no tempo e no espaço, mas sempre vivos em nossa memória.
 
InícioCalendárioFAQBuscarMembrosGruposRegistrar-seConectar-se

Compartilhe | 
 

 Zeus e uma nova visão de mundo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
AutorMensagem
Admin
Admin


Mensagens : 53
Data de inscrição : 01/08/2010

MensagemAssunto: Zeus e uma nova visão de mundo   Ter Ago 24, 2010 8:45 pm

Boa tarde, pessoal!

Estamos iniciando essa nova seção, cujo relatório será entregue em setembro, data ainda a ser marcada. Para iniciar, vamos fazer esse pequeno estudo sobre Zeus e como seu mito alterou as crenças de todo o povo grego e, por extensão, todas as nossas crenças ocidentais. Cliquem no link abaixo e assistam ao video:

http://www.youtube.com/watch?v=swHgJujjaA8&feature=related

Depois comentem: o que significam os Titãs? E, sabendo que Cronos em portugês se refere ao Tempo, o que significa o deus que devora seus próprios filhos? Como você acha que os gregos viam o tempo?
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário http://historiaemclic1a.forumaqui.net
Yohan



Mensagens : 2
Data de inscrição : 13/08/2010

MensagemAssunto: Re: Zeus e uma nova visão de mundo   Qua Ago 25, 2010 8:39 pm

Professor só pra perguntar
esse documentário é pra assistir as cinco partes ou só a primeira parte ?

Smile
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
Fellipe Cardilho



Mensagens : 7
Data de inscrição : 02/08/2010
Idade : 22

MensagemAssunto: Re: Zeus e uma nova visão de mundo   Qua Ago 25, 2010 10:22 pm

humm... acho que esses titans devem representar as forças da natureza.Pois no video é falado que eles eram os mais poderosos,porém eram grosseiros e pouco civilizados.Essa afirmação parece remeter a forças da natureza,ou seja,forças poderosas mas que o homem não pode controlar tamanha sua violencia.
Eu acho que o mito de Cronos comer os próprios filhos diz metafóricamente que o tempo consome o homem,já que tempo é algo incontrolavel e inevitavel,ou seja,em algum momento o homem irá sucumbir.
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
luigitr00



Mensagens : 1
Data de inscrição : 11/08/2010
Idade : 22

MensagemAssunto: Re: Zeus e uma nova visão de mundo   Qui Ago 26, 2010 12:10 am

Belo pensamento, Felipe. =D
De acordo com o pesquisado, os Titãs seriam os pais dos Deuses, criadores do céus e da terra.

-Mas quem criou os céus não foi a Marta? IUAHIAUHIAUHIAUH ( Época de eleição, não podia perder isso xD)

Brincadeiras à parte, os Titãs eram os "pais" dos Deuses da mitologia grega, criadores do céu e da terra.
A necessidade de haver titãs na mitologia grega, era para sabermos de onde vieram Zeus e outros deuses.

Outro ponto a se ver, é que, segundo o documentario, os titãs eram os mais poderosos,porém eram grosseiros e pouco civilizados. Essa descrição é exatamente o oposto da sociedade Ateniense e vizinhos, que eram civilizados e gostavam de filosofar. Os deuses, representando os gregos e principalmente, os Atenienses, derrotaram os Titãs, que representam a força bruta de outros impérios e inimigos, demonstrando assim a superioridade grega diante outros reinos e impérios.
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
Lucas Barreto

avatar

Mensagens : 3
Data de inscrição : 02/08/2010
Idade : 22
Localização : Somewhere

MensagemAssunto: Re: Zeus e uma nova visão de mundo   Qui Ago 26, 2010 10:01 pm

Eu tembém acho que os Titãs podem significar as forças da natureza que eram extremamente poderosas porém não podiam ser controladas, e uma dessas forças da natureza era Cronos, o Tempo, que "engoliam" seus filhos, sendo todos dependentes do tempo e não conseguiam se "libertar".
E o motivo pelo qual Cronos fazia isso era seu medo de seus filhos se rebelarem contra essas forças da natureza (os Titãs) e as controlarem.
E concordo com o que falou o Luigi, só acho que os povos grosseiros eram a natureza, que começaram a controlá-la e não outras civilizações.
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário http://www.twitter.com/lucsbarr
Fábio Hideki

avatar

Mensagens : 5
Data de inscrição : 04/08/2010
Idade : 22
Localização : Na boracharia

MensagemAssunto: Re: Zeus e uma nova visão de mundo   Sex Ago 27, 2010 1:12 am

rimuitocomovelhinhodecapaetangalançandoraios-q

Então concordo com o que já foi falado, acho que os Titãs representavam a mais pura e grosseira natureza, algo incontrolável e devastador. E acho que eles foram caracterizados dessa forma porque eles perderam para os Olímpianos na guerra sobre o controle do mundo, que se tornaram os deuses a serem adorados pelos gregos. Acho que implicitamente os Olímpianos representariam os gregos em geral que eram mais racionais, que refletiam sobre as coisas e etc. E os Titãs os outros povos que seriam os selvagens, bárbaros, e irracionais na visão grega, claro que isso indiretamente, mas com o objetivo de falar " Nos gregos somos melhores que os outros povos que são bárbaros, nosso estilo de vida é melhor, vocês são inferiores". Achei interessante também que a religião grega buscava algo muito mais físico, como por exemplo o monte Olimpo, e o monte Otris (onde habitavam os Titãs), a região da Tessália onde aconteceu o conflito entre os Olimpianos e os Titas, a caverna onde Zeus teria passado a infância na ilha de Creta, e até a pedra que a esposa de Cronos teria dado no lugar de Zeus, realmente existe, não que teria acontecido esse fatos relatados, mas esses lugares e a pedra podem ser visitados atualmente. ( na parte 2 do vídeo da pra ver a pedra que Cronos teria engolido no lugar de Zeus, e o tempo onde ela está atualmente Suspect).
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
Karen Naomy Uchiyama



Mensagens : 6
Data de inscrição : 02/08/2010
Idade : 22

MensagemAssunto: Re: Zeus e uma nova visão de mundo   Sab Ago 28, 2010 4:06 am

Os titãs são os deuses que nasceram no inicio dos tempos, e como já foi dito, nasceram da união entre Urano (representava o Céu) e Gaia (representava a terra). E como eles eram extremamente poderosos mas não muito civilizados, acredito também que eu eles retratavam as forças da natureza. O Deus do tempo(Cronos), temendo que seus filhos adquirissem mais poder que ele, engoliu-os(menos Zeus que foi salvo pela mãe)... então eu acho que o tempo é algo ruim pra nós(vamos envelhecendo), como Cronos era ruim para eles.
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
Beatrice



Mensagens : 7
Data de inscrição : 02/08/2010
Idade : 22

MensagemAssunto: Re: Zeus e uma nova visão de mundo   Sab Ago 28, 2010 9:49 pm

Concordo com todos que disseram que os titãs representavam as forças da natureza. Pra mim os Gregos achavam o tempo uma coisa ruim mais que tem que ser respeitada. Eles não gostavam do tempo porque atraves dele nos ficamos mais velhos menos "poderesos" e particularmente ninguem gosta disso e com o tempo somos substituidos por outras pessoas. O fato de Cronos comer os filhos com medo de que um deles assumisse seu poder mostra isso. Na questão do respeito acho que entra o fato de respeitarmos os mais velhos porque eles sabem mais.. ja viveram mais. No caso acho que mesmo outros titãs saberem o que Cronos fazia não iriam interfirir porque como ele representa o tempo deveriam acha-lo com uma sabedoria maior do que os outros.
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
patricia tiemi



Mensagens : 7
Data de inscrição : 04/08/2010

MensagemAssunto: Re: Zeus e uma nova visão de mundo   Dom Ago 29, 2010 10:27 pm

Concordo com o que muitos falaram: os titãs representavam as forças da natureza, por serem brutos e incontroláveis; e teriam sido como 'pais' dos deuses que viriam. Acredito que a relação entre o fato de Cronos devorar seus filhos e o tempo é que o tempo indica passagem. Tudo um dia se torna velho e é substituído por algo novo, e esse seria o medo de Cronos, ser trocado por um de seus filhos que ficaria mais poderoso que ele com o passar dos anos. Devia ser assim que os gregos viam o tempo, algo que degrada o atual fazendo com que se torne antigo.
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
Jéssica



Mensagens : 5
Data de inscrição : 13/08/2010

MensagemAssunto: Zeus e uma nova visão de mundo   Qua Set 01, 2010 3:12 am

Boom, eu também concordo com todos. Para a mitologia grega os titãs significavam o controle do universo, a força da natureza que era inexplicavel para eles até então, ele eram os pais dos deuses. Cronos devorava seus filhos por medo deles herdarem seus poderes e crescerem mais fortes que ele, então ele os comía vivo para que isso nao acontecesse e como eles eram imortais, eles ficariam dentro de Cronos para não ter contato com a Terra. O tempo é justamente essa relação, que se seus filhos poderiam crescer e ficar mais poderosos que seu pai, Cronos, que por sua vez iria perder sua liderança e ser substituído.
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
GPTerahata

avatar

Mensagens : 3
Data de inscrição : 10/08/2010

MensagemAssunto: Re: Zeus e uma nova visão de mundo   Qui Set 02, 2010 1:35 am

Concordo com a opinião geral, porque eu acho que os titãs são alegorias para representar os poderes do mundo, incluindo nisso o tempo,Cronos. E sendo ele representado por um deus que fazia coisas como comer os próprios filhos, isso mostra que talvez os gregos vissem o tempo como algo extramamente selvagem do qual não podemos nos libertar.
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
hyroa7x

avatar

Mensagens : 4
Data de inscrição : 10/08/2010

MensagemAssunto: Re: Zeus e uma nova visão de mundo   Sab Set 04, 2010 6:06 am


Acho que os titãs são uma forma alegórica de acordo com a hístória de além de representarem os elementos naturais mostra a relação entre eles(como se fossem uma família como descrita na historia) e aonde Cronos ,ou seja, o tempo seria aquilo que seja intransponível(logo nada sobrevive à sua ira e ambição) porém mais que isso, acho que talvez os gregos viam em Cronos algo que comandasse tudo o que ocorria que fosse inexplicável e seu poder era mais do que ser "indestrutível" e "destrutivo" ao mesmo tempo.
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
Admin
Admin


Mensagens : 53
Data de inscrição : 01/08/2010

MensagemAssunto: A questão da Grosseria   Qua Set 08, 2010 9:37 pm

É isso aí, pessoal!

Muito bem colocado por todos vocês. Os titãs representam isso mesmo, um poder imenso, porém rude e descontrolado. Representam as forças da natureza que não possuem nenhum freio ou consideração por nada. O controle dos deuses do Olimpo era uma espécie de alusão ao próprio controle do homem, de seu desejo de ordenar as coisas e deixar tudo dentro do princípio do belo. Também representa a necessidade do homem de banir a natureza primitiva e substituí-la pela natureza civil. Um exemplo: todos nós já vimos aqueles mendigos que, geralmente, evitamos com o olhar ou buscamos vê-los como parte do cenário urbano. Mas o fato é que a visão deles nos incomoda. Sabem por quê? Porque eles são o que nós seríamos se não fossem as malhas socieias que colocamos. Em estado bruto de natureza, todos nós seríamos, como de fato fomos, todos do mesmo jeito e aparência deles. Quando o homem cria a civilização e a sociedade, ele está tentando enterrar essa natureza humana primitiva. Fazemos o mesmo com nossos maus instintos e com nossos comportamentos inadequados socialmente. Mas eles permanecem todos alí, logo atrás da esquina da sociabilidade, em nosso inconsciente.

E morremos de medo desses titãs se libertarem de suas correntes.
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário http://historiaemclic1a.forumaqui.net
Alana
Convidado



MensagemAssunto: Re: Zeus e uma nova visão de mundo   Seg Set 20, 2010 4:03 am

E vemos que um assunto muito antigo, permanece presente nos dias de hoje! Por isso não devemos julgar as pessoas pela aparência ou pela classe social que esta pertence. Ingnorando a realidade quem se torna Titã (Grosseiro e não civilizado) é a própria pessoa que julga sem saber a verdade. E como Cronos siguinifica o tempo (que o qual sabemos não para e nem volta, somente segue seu rumo, levando nossa juventude e renovando o mundo) devemos deixar nossa marca enquanto temos a oportunidade, de uma forma positiva da qual poderá ser lembrada (ou não) por muitos e muitos anos! (Como as antigas lendas Gregas que conhecemos até os dias de hoje!)

Alana*

Obs:Finalmente consegui postar!!! cheers Uhullll!!!
Wink
Voltar ao Topo Ir em baixo
srta cyh



Mensagens : 3
Data de inscrição : 09/08/2010

MensagemAssunto: A busca por compreensão do universo   Ter Set 21, 2010 9:55 pm

velinho engraçado....
Bom de acordo com o video, acho que os Titãs eram alegorias ou uma especie de metafora, para a necessidades de responder a origem do universo
e tudo que a constitue,devido seu grande,descontrolado e destrutivo poder,pode ser comparados com a natureza.
O fato de Cronos engolir seus próprios filho indica a efemeridade do tempo, tudo passa so assolan fica (brinks)então a mãe faz como foi feito com Jesus,Moises etc..
Da para perceber que é uma questão de busca por respostas porque foram colocadas caracteristicas humanas nos Deuses,sendo isso um dos declives de Zeus.

Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
julialocci



Mensagens : 2
Data de inscrição : 26/08/2010

MensagemAssunto: Re: Zeus e uma nova visão de mundo   Sex Set 24, 2010 1:22 am

Concordo com o que a maioria disse sobre a relação dos titãs com as forças da natureza. Pois os fenômenos e acontecimentos naturais não podem ser evitados e por isso foram atribuídas características 'violentas' aos titãs.
Em relação a Cronos (Tempo) engolir seus filhos, eu acho que seria o que até hoje acontece, que as pessoas antigamente e atualmente ficam presas ao tempo e viram 'escravas' do mesmo !
Não sei, mas é minha opinião .
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
Conteúdo patrocinado




MensagemAssunto: Re: Zeus e uma nova visão de mundo   

Voltar ao Topo Ir em baixo
 
Zeus e uma nova visão de mundo
Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 1 de 1
 Tópicos similares
-
» Nova visão do Sol.
» A criança mais gorda do mundo
» Nazismo e religião: visão de um pastor
» Falta 228 anos para o mundo acabar
» CASAMENTO NA NOVA TERRA

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
História em um Clic - Um Projeto ETEC PJ :: 1C - Clique aqui... :: Considerações Gregas-
Ir para: