História em um Clic - Um Projeto ETEC PJ

A História é como uma máquina fotográfica: revela momentos históricos congelados no tempo e no espaço, mas sempre vivos em nossa memória.

InícioCalendárioFAQBuscarMembrosGruposRegistrar-seConectar-se

Compartilhe | 

Zeus e uma nova visão de mundo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
AutorMensagem
Admin
Admin

MensagemAssunto: Zeus e uma nova visão de mundo   Ter Ago 24, 2010 8:45 pm

Boa tarde, pessoal!

Estamos iniciando essa nova seção, cujo relatório será entregue em setembro, data ainda a ser marcada. Para iniciar, vamos fazer esse pequeno estudo sobre Zeus e como seu mito alterou as crenças de todo o povo grego e, por extensão, todas as nossas crenças ocidentais. Cliquem no link abaixo e assistam ao video:

http://www.youtube.com/watch?v=swHgJujjaA8&feature=related

Depois comentem: o que significam os Titãs? E, sabendo que Cronos em portugês se refere ao Tempo, o que significa o deus que devora seus próprios filhos? Como você acha que os gregos viam o tempo?
Ver perfil do usuário http://historiaemclic1a.forumaqui.net
Yohan

MensagemAssunto: Re: Zeus e uma nova visão de mundo   Qua Ago 25, 2010 8:39 pm

Professor só pra perguntar
esse documentário é pra assistir as cinco partes ou só a primeira parte ?

Smile
Ver perfil do usuário
Fellipe Cardilho

MensagemAssunto: Re: Zeus e uma nova visão de mundo   Qua Ago 25, 2010 10:22 pm

humm... acho que esses titans devem representar as forças da natureza.Pois no video é falado que eles eram os mais poderosos,porém eram grosseiros e pouco civilizados.Essa afirmação parece remeter a forças da natureza,ou seja,forças poderosas mas que o homem não pode controlar tamanha sua violencia.
Eu acho que o mito de Cronos comer os próprios filhos diz metafóricamente que o tempo consome o homem,já que tempo é algo incontrolavel e inevitavel,ou seja,em algum momento o homem irá sucumbir.
Ver perfil do usuário
luigitr00

MensagemAssunto: Re: Zeus e uma nova visão de mundo   Qui Ago 26, 2010 12:10 am

Belo pensamento, Felipe. =D
De acordo com o pesquisado, os Titãs seriam os pais dos Deuses, criadores do céus e da terra.

-Mas quem criou os céus não foi a Marta? IUAHIAUHIAUHIAUH ( Época de eleição, não podia perder isso xD)

Brincadeiras à parte, os Titãs eram os "pais" dos Deuses da mitologia grega, criadores do céu e da terra.
A necessidade de haver titãs na mitologia grega, era para sabermos de onde vieram Zeus e outros deuses.

Outro ponto a se ver, é que, segundo o documentario, os titãs eram os mais poderosos,porém eram grosseiros e pouco civilizados. Essa descrição é exatamente o oposto da sociedade Ateniense e vizinhos, que eram civilizados e gostavam de filosofar. Os deuses, representando os gregos e principalmente, os Atenienses, derrotaram os Titãs, que representam a força bruta de outros impérios e inimigos, demonstrando assim a superioridade grega diante outros reinos e impérios.
Ver perfil do usuário
Lucas Barreto

MensagemAssunto: Re: Zeus e uma nova visão de mundo   Qui Ago 26, 2010 10:01 pm

Eu tembém acho que os Titãs podem significar as forças da natureza que eram extremamente poderosas porém não podiam ser controladas, e uma dessas forças da natureza era Cronos, o Tempo, que "engoliam" seus filhos, sendo todos dependentes do tempo e não conseguiam se "libertar".
E o motivo pelo qual Cronos fazia isso era seu medo de seus filhos se rebelarem contra essas forças da natureza (os Titãs) e as controlarem.
E concordo com o que falou o Luigi, só acho que os povos grosseiros eram a natureza, que começaram a controlá-la e não outras civilizações.
Ver perfil do usuário http://www.twitter.com/lucsbarr
Fábio Hideki

MensagemAssunto: Re: Zeus e uma nova visão de mundo   Sex Ago 27, 2010 1:12 am

rimuitocomovelhinhodecapaetangalançandoraios-q

Então concordo com o que já foi falado, acho que os Titãs representavam a mais pura e grosseira natureza, algo incontrolável e devastador. E acho que eles foram caracterizados dessa forma porque eles perderam para os Olímpianos na guerra sobre o controle do mundo, que se tornaram os deuses a serem adorados pelos gregos. Acho que implicitamente os Olímpianos representariam os gregos em geral que eram mais racionais, que refletiam sobre as coisas e etc. E os Titãs os outros povos que seriam os selvagens, bárbaros, e irracionais na visão grega, claro que isso indiretamente, mas com o objetivo de falar " Nos gregos somos melhores que os outros povos que são bárbaros, nosso estilo de vida é melhor, vocês são inferiores". Achei interessante também que a religião grega buscava algo muito mais físico, como por exemplo o monte Olimpo, e o monte Otris (onde habitavam os Titãs), a região da Tessália onde aconteceu o conflito entre os Olimpianos e os Titas, a caverna onde Zeus teria passado a infância na ilha de Creta, e até a pedra que a esposa de Cronos teria dado no lugar de Zeus, realmente existe, não que teria acontecido esse fatos relatados, mas esses lugares e a pedra podem ser visitados atualmente. ( na parte 2 do vídeo da pra ver a pedra que Cronos teria engolido no lugar de Zeus, e o tempo onde ela está atualmente Suspect).
Ver perfil do usuário
Karen Naomy Uchiyama

MensagemAssunto: Re: Zeus e uma nova visão de mundo   Sab Ago 28, 2010 4:06 am

Os titãs são os deuses que nasceram no inicio dos tempos, e como já foi dito, nasceram da união entre Urano (representava o Céu) e Gaia (representava a terra). E como eles eram extremamente poderosos mas não muito civilizados, acredito também que eu eles retratavam as forças da natureza. O Deus do tempo(Cronos), temendo que seus filhos adquirissem mais poder que ele, engoliu-os(menos Zeus que foi salvo pela mãe)... então eu acho que o tempo é algo ruim pra nós(vamos envelhecendo), como Cronos era ruim para eles.
Ver perfil do usuário
Beatrice

MensagemAssunto: Re: Zeus e uma nova visão de mundo   Sab Ago 28, 2010 9:49 pm

Concordo com todos que disseram que os titãs representavam as forças da natureza. Pra mim os Gregos achavam o tempo uma coisa ruim mais que tem que ser respeitada. Eles não gostavam do tempo porque atraves dele nos ficamos mais velhos menos "poderesos" e particularmente ninguem gosta disso e com o tempo somos substituidos por outras pessoas. O fato de Cronos comer os filhos com medo de que um deles assumisse seu poder mostra isso. Na questão do respeito acho que entra o fato de respeitarmos os mais velhos porque eles sabem mais.. ja viveram mais. No caso acho que mesmo outros titãs saberem o que Cronos fazia não iriam interfirir porque como ele representa o tempo deveriam acha-lo com uma sabedoria maior do que os outros.
Ver perfil do usuário
patricia tiemi

MensagemAssunto: Re: Zeus e uma nova visão de mundo   Dom Ago 29, 2010 10:27 pm

Concordo com o que muitos falaram: os titãs representavam as forças da natureza, por serem brutos e incontroláveis; e teriam sido como 'pais' dos deuses que viriam. Acredito que a relação entre o fato de Cronos devorar seus filhos e o tempo é que o tempo indica passagem. Tudo um dia se torna velho e é substituído por algo novo, e esse seria o medo de Cronos, ser trocado por um de seus filhos que ficaria mais poderoso que ele com o passar dos anos. Devia ser assim que os gregos viam o tempo, algo que degrada o atual fazendo com que se torne antigo.
Ver perfil do usuário
Jéssica

MensagemAssunto: Zeus e uma nova visão de mundo   Qua Set 01, 2010 3:12 am

Boom, eu também concordo com todos. Para a mitologia grega os titãs significavam o controle do universo, a força da natureza que era inexplicavel para eles até então, ele eram os pais dos deuses. Cronos devorava seus filhos por medo deles herdarem seus poderes e crescerem mais fortes que ele, então ele os comía vivo para que isso nao acontecesse e como eles eram imortais, eles ficariam dentro de Cronos para não ter contato com a Terra. O tempo é justamente essa relação, que se seus filhos poderiam crescer e ficar mais poderosos que seu pai, Cronos, que por sua vez iria perder sua liderança e ser substituído.
Ver perfil do usuário
GPTerahata

MensagemAssunto: Re: Zeus e uma nova visão de mundo   Qui Set 02, 2010 1:35 am

Concordo com a opinião geral, porque eu acho que os titãs são alegorias para representar os poderes do mundo, incluindo nisso o tempo,Cronos. E sendo ele representado por um deus que fazia coisas como comer os próprios filhos, isso mostra que talvez os gregos vissem o tempo como algo extramamente selvagem do qual não podemos nos libertar.
Ver perfil do usuário
hyroa7x

MensagemAssunto: Re: Zeus e uma nova visão de mundo   Sab Set 04, 2010 6:06 am

Acho que os titãs são uma forma alegórica de acordo com a hístória de além de representarem os elementos naturais mostra a relação entre eles(como se fossem uma família como descrita na historia) e aonde Cronos ,ou seja, o tempo seria aquilo que seja intransponível(logo nada sobrevive à sua ira e ambição) porém mais que isso, acho que talvez os gregos viam em Cronos algo que comandasse tudo o que ocorria que fosse inexplicável e seu poder era mais do que ser "indestrutível" e "destrutivo" ao mesmo tempo.
Ver perfil do usuário
Admin
Admin

MensagemAssunto: A questão da Grosseria   Qua Set 08, 2010 9:37 pm

É isso aí, pessoal!

Muito bem colocado por todos vocês. Os titãs representam isso mesmo, um poder imenso, porém rude e descontrolado. Representam as forças da natureza que não possuem nenhum freio ou consideração por nada. O controle dos deuses do Olimpo era uma espécie de alusão ao próprio controle do homem, de seu desejo de ordenar as coisas e deixar tudo dentro do princípio do belo. Também representa a necessidade do homem de banir a natureza primitiva e substituí-la pela natureza civil. Um exemplo: todos nós já vimos aqueles mendigos que, geralmente, evitamos com o olhar ou buscamos vê-los como parte do cenário urbano. Mas o fato é que a visão deles nos incomoda. Sabem por quê? Porque eles são o que nós seríamos se não fossem as malhas socieias que colocamos. Em estado bruto de natureza, todos nós seríamos, como de fato fomos, todos do mesmo jeito e aparência deles. Quando o homem cria a civilização e a sociedade, ele está tentando enterrar essa natureza humana primitiva. Fazemos o mesmo com nossos maus instintos e com nossos comportamentos inadequados socialmente. Mas eles permanecem todos alí, logo atrás da esquina da sociabilidade, em nosso inconsciente.

E morremos de medo desses titãs se libertarem de suas correntes.
Ver perfil do usuário http://historiaemclic1a.forumaqui.net
Alana
Convidado

MensagemAssunto: Re: Zeus e uma nova visão de mundo   Seg Set 20, 2010 4:03 am

E vemos que um assunto muito antigo, permanece presente nos dias de hoje! Por isso não devemos julgar as pessoas pela aparência ou pela classe social que esta pertence. Ingnorando a realidade quem se torna Titã (Grosseiro e não civilizado) é a própria pessoa que julga sem saber a verdade. E como Cronos siguinifica o tempo (que o qual sabemos não para e nem volta, somente segue seu rumo, levando nossa juventude e renovando o mundo) devemos deixar nossa marca enquanto temos a oportunidade, de uma forma positiva da qual poderá ser lembrada (ou não) por muitos e muitos anos! (Como as antigas lendas Gregas que conhecemos até os dias de hoje!)

Alana*

Obs:Finalmente consegui postar!!! cheers Uhullll!!!
Wink
srta cyh

MensagemAssunto: A busca por compreensão do universo   Ter Set 21, 2010 9:55 pm

velinho engraçado....
Bom de acordo com o video, acho que os Titãs eram alegorias ou uma especie de metafora, para a necessidades de responder a origem do universo
e tudo que a constitue,devido seu grande,descontrolado e destrutivo poder,pode ser comparados com a natureza.
O fato de Cronos engolir seus próprios filho indica a efemeridade do tempo, tudo passa so assolan fica (brinks)então a mãe faz como foi feito com Jesus,Moises etc..
Da para perceber que é uma questão de busca por respostas porque foram colocadas caracteristicas humanas nos Deuses,sendo isso um dos declives de Zeus.

Ver perfil do usuário
julialocci

MensagemAssunto: Re: Zeus e uma nova visão de mundo   Sex Set 24, 2010 1:22 am

Concordo com o que a maioria disse sobre a relação dos titãs com as forças da natureza. Pois os fenômenos e acontecimentos naturais não podem ser evitados e por isso foram atribuídas características 'violentas' aos titãs.
Em relação a Cronos (Tempo) engolir seus filhos, eu acho que seria o que até hoje acontece, que as pessoas antigamente e atualmente ficam presas ao tempo e viram 'escravas' do mesmo !
Não sei, mas é minha opinião .
Ver perfil do usuário
Conteúdo patrocinado

MensagemAssunto: Re: Zeus e uma nova visão de mundo   

Zeus e uma nova visão de mundo
Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 1 de 1
 Tópicos similares
-
» Nova visão do Sol.
» A criança mais gorda do mundo
» Nazismo e religião: visão de um pastor
» Falta 228 anos para o mundo acabar
» CASAMENTO NA NOVA TERRA

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
História em um Clic - Um Projeto ETEC PJ :: 1C - Clique aqui... :: Considerações Gregas-
Ir para: